04/02/2009

As (boas) bandas que você (ainda) não conhece

Episódio de hoje: Toad the Wet Sprocket, a banda que não foi grunge o suficiente para ser sucesso

Que o grunge foi o grande marco da música norte-americana na primeira metade dos anos 1990, até meus filhos que nem ainda foram gerados já sabem.

Todas as atenções estavam voltadas para Washington, mais precisamente Seattle, de onde surgiriam Pearl Jam, Alice In Chains e o exemplo mór deste fenômeno, o Nirvana. Naquela época, se sua banda não fosse grunge, meu filho, ela estaria condenada a ''natimorrer'' dentro da garagem (Red Hot Chili Peppers, Guns 'n Roses, Rage Against The Machine e Smashing Pumpkins são umas das raras exceções de bandas fora de Seattle que vingaram).

Devido ao acúmulo de atenções ao grunge, muitas bandas boas foram ignoradas na época. A banda californiana de hard rock, Ugly Kid Joe, por exemplo, conseguiu emplacar apenas duas músicas como hits(Everything about you e Cats in the Cradle). Mesmo revés tiveram os caras do Spin Doctors, que só tiveram sucesso com Two Princes e Little Miss Can't Be Wrong. Sem falar do folk-grunge do Grant Lee Buffalo que só conseguiu emplacar na Europa.

A lista das bandas que ficaram em segundo plano na época é tão longa quanto à lista das bandas grunge que perderam seus vocalistas para as drogas. Uma das ignoradas que vale a pena ser resgatada é a Toad the Wet Sprocket, que faz mais ou menos a linha "folk grunge" do Grant Lee Buffalo.

O Toad the Wet Sprocket nasceu em 1986 (mesmo ano que o Nirvana), lançou cinco álbum de estúdio entre 1989 e 1997. Encerrou suas atividades em 1998, mas os integrantes casualmente, se reunem (com uma formação diferente da original) para fazer pequenos shows nos EUA.










Fall Down (live). Billboard Music Awards, 1994


Discografia (rapidamente) comentada

Bread & Circus (1989): Duas palavras: anos oitenta! Achei algumas guitarras tendenciando para o post-punk, à lá The Smiths. Lembra muito as músicas com guitarra e violão da Legião Urbana. É um disco sombrio se comparado com seus sucessores. Melodias bem elaboradas e um Giam c. Destaque para a belíssima Know Me e a animadinha- com direito à palminhas - One Wind Blows.

Pale (1990) - É um disco raro. Tão raro que nunca tive a oportunidade de ouvi-lo.

Fear (1991) É o disco cheio de experimentações com violas e piano, instrumentos que não apareceram no disco de estréia. Junto com Dulcinea (1994), é o disco favorito dos fãs. Chegou a estar no Top 20 da Billboard e ganhou disco de platina.

Dulcinea (1994): Não é a toa que ganhou disco de platina. Este é o disco que tem um maior apelo pop. Vale a pena conhecer a banda a partir deste trabalho.

In Light Syrup (1995): compilação de b-sides e raridades da banda

Coil (1997) - Os violões que acompanharam a banda durante todo o tempo ficaram segundo plano no último disco da banda. É o disco mais pesado da banda, com direito a duas guitarras e muita distorção. Lembra Wallflowers e Live.

Saiba mais
Site Oficial
Last Fm
Bootlegs
Wikipedia

Nenhum comentário: