20/02/2009

O que Benjamin Button e O Leitor têm em comum?

O Curioso Caso de Benjamin Button e O Leitor têm muitos aspectos em comum. Este foi baseado no romance de Bernhard Schlink, enquanto Benjamin Button, de maneira bem menos "fideldigna", é verdade, foi baseado no conto do escritor F. Scott Fitzgerald.

Ambas as histórias são contadas a partir de saudosos flashbacks rememorados por seus respectivos narradores-personagens. E ambos os narradores-personagens mantiveram um segredo guardado por todo este tempo e agora sentem a necessidade de compartilhá-lo com alguém.


Em O Curioso Caso..., uma senhora à beira da morte pede para que sua filha leia em voz alta um diário escrito por Benjamin Button (Brad Pitt), um homem que nasceu velho e foi rejuvenecendo com o passar do tempo. Já em O Leitor, um estudante de Direito (David Kross/Ralph Fiennes), ao acompanhar um julgamento, se depara com o seu passado e, para piorar a situação, descobre um segredo da ré (Kate Winslet) que poderia provar a inocência dela.


O fator "tempo" é um percalço comum entre as duas histórias. Viajar ao passado e compartilhá-lo com os filhos torna-se uma forma dos personagens reviverem o único grande amor de suas vidas e, talvez, se redimirem de eventuais erros cometidos na época. Os dois filmes nos proporcionam uma reflexão sobre amor verdadeiro, solidão, valores, companheirismo e amizade. Refletimos também sobre quanto o (muito) tempo, embora não cesse o sentimento, seja capaz de inviabilizar quaisquer tipos de relacionamento. Principalmente os mais sinceros e apaixonantemente avassaladores.


Em tempo: O Curioso Caso de Benjamin Button e O Leitor estão concorrendo ao Oscar de melhor filme. Assista aos trailers abaixo.


O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON









O LEITOR





Nenhum comentário: