21/12/2009

"Milagre Anarquista": Rage Against tem single mais vendido no Natal

Killing in the name, um dos clássicos do Rage Against The Machine (RATM), foi o single mais baixado no iTunes e se tornou o número 1 do Natal do Reino Unido.

A vitória só foi possível através da campanha RATM4Xmas (RATM para o Natal), iniciada no Facebook por um casal de fãs. A ideia da campanha era desbancar a hegemonia do programa de talentos The X Factor, uma espécie de American Idol britânico, que há 5 anos vem colocando seus vencedores no topo dos singles de Natal.

Killing in the name vendeu 50 mil cópias a mais do que Joe MacElderry, o vencedor do The X Factor e favorito para levar o single de Natal. O dinheiro das vendas dessas mp3's será doado para uma instituição de caridade.

A campanha teve adesão maciça nas redes sociais. Depois do Facebook, o guitarrista do Rage Against, Tom Morello, ajudou a popularizar a "missão" no Twitter, onde as ocorrências "RATM4Xmas" e "Rage Against The Machine" ficaram, por muito tempo, nos Trading Topics.
 
Ontem, 20 de dezembro, após o anúncio da vitória, Zack de la Rocha,  vocalista da banda, prometeu recompensar os fãs britânicos com um grande show gratuito no Reino Unido. O famoso jurado Simon Cowell, do The X Factor, reconheceu a derrota de MacElderry, mas classificou como "estúpida" a campanha RATM4Xmas. Já Tom Morello, em seu Twitter, disse que a vitória foi um "milagre anarquista de Natal".

Tom Morello deixou um recadinho para vocês:



Com pelo menos 16 "foda-se" e um "filha da puta", Killing in the name, assim como grande parte das músicas do RATM, possui letras com inflamados discursos políticos contra o sistema. Gravada em 1992, agora também é trilha sonora natalina. O maior milgare e a maior ironia anarquistas do ano. Feliz Natal, motherfuckers!

Nenhum comentário: