
Após abocanhar o Globo de Ouro, o prêmio do Sindicato dos Atores e o Bafta de melhor filme, Quem Quer Ser Um Milionário? surge como o nome favorito para levar o Oscar na mesma categoria.
Dirigido pelo diretor britânico Danny Boyle (Trainspotting e A Praia), Quem Quer Ser Um Milionário? conta a história de Jamal, um jovem indiano, que está prestes a levar uma bolada de 20 milhões de rubis num programa estilo "Show do Milhão". No entanto, acaba preso por suspeita de fraude. Afinal, como pode um jovem favelado e sem estudo acertar as tantas perguntas difícies do programa?
A verdade é que cada pergunta do programa puxava na memória de Jamal alguns dos pontos cruciais que marcaram a sua vida e, portanto, as respostas sempre o acompanharam por todos estes anos. Naquele contexto, a experiência de vida adicionada à vontade (ou necessidade) de sair daquela condição miserável em que vive (em todos os sentidos) se sobressai a qualquer conhecimento adquirido academicamente.
Assim como seus concorrentes direitos ao Oscar (O Curioso Caso de Benjamin Button e O Leitor), a história de Quem Quer Ser Um Milionário é conduziada a partir de flashback's que saciam nossa curiosidade sobre o caráter de nosso protagonista. Por mais óbvio que possa parecer o final, Boyle consegue nos deixar angustiados com todos os "perrengues" enfrentados por Jamal e, durante os 100 minutos que antecedem o desfecho, nunca temos certeza se o filme terminará bem ou não para o garoto - afinal, finais felizes estão se tornando meio demodê no cinema.(Yes!)
Cinema indiano
O filme é uma produção independente feita a partir de uma parceria entre Inglaterra e India e se utiliza de diversas características do Bollywood (como é chamada indústria cinematográfica indiana), dentre as quais diálogos no idioma hindi misturado às expressões em inglês, a atenuação da malícia das cenas e abuso de referências às películas musicais, comuns naquele país.
Quem Quer Ser Um Milionário deu uma rasteira em aclamados filmes hollywoodianos nas principais premiações em que concorreu. Caso consiga o feito de levar hoje o Oscar de melhor filme, o Bollywood pode se sagrar (oficialmente) uma nova potência do entretenimento mundial, reiterando uma fala do diálogo entre Jamal e seu irmão Salim. "Mumbai agora é o centro do mundo". Agora ainda não, mas aguardaremos mais alguns anos e quem viver, verá!
Oscar
Minha(irrelevante) opinião. Este é o filme que eu gostaria de ver levando a estatueta. No entanto, não consigo imaginar a academia reconhecendo que Quem Quer Ser Um Milionário seja digno de Oscar. Afinal, temos um filme sobre o Holocausto, um sobre gays e outro lá, do Brad Pitt, cheio de indicações. Pra quê premiar um filme indiano que para entender temos que ler as legendas, pois o áudio está em "indiano"? Para quê agradar essa minoria se podemos agradar a outras?
Pois é. É assim que imagino que seja a mente dos acadêmicos de lá. Por outro lado, para quem premiou uma ex-stripper como melhor roteirista em 2008, pode ser que eles estejam dando um F5 em seus conceitos. Acadêmicos, me surpreendam, por favor!
Trailer
Baixe o filme Corra ao cinema ainda hoje, antes do Oscar, e assista Quem Quer Ser Um Milionário? Imperdível! Vamos torcer.

Nenhum comentário:
Postar um comentário