16/03/2009

APCM fecha ''Discografias'' no Orkut

A comunidade Discografias tinha quase um milhão de membros, sendo que, para visualizar os links para download, não era necessário fazer parte da comunidade - o que aumentaria significativamente o número de orkuteiros baixando mp3's através da comunidade.
A popular comunidade do Orkut Discografias encerrou suas atividades ontem, 15 de março de 2009, depois de sofrer ameaças da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) e de outros órgãos que querem combater o download ilegal de músicas, filmes, livros e softwares.

Os milhares de links que estavam disponíveis na comunidade foram deletados pela moderação. Recentemente, a APCM conseguiu tirar do ar o site legendas.tv - que voltaria a funcionar dias depois. Na ocasião, crackers invadiram o site da APCM, protestando contra a atitude da Associação.

-----------------------------

Como se fechar comunidades e sites que "promovem a pirataria" fosse a solução. De acordo com a Lei Brasileira, pirataria só é crime quando há comercialização de produtos pirateados. O usuário que disponibliza e baixa gratuitamente não pode ser chamado de contraventor. Acatar o discurso de acabar com a pirataria é querer tirar água de pedra. Todo mundo sabe que é impossível evitar o compartilhamento de arquivos de música, vídeo, e-books e softwares pela rede mundial de computadores. Fecharam a Discografias, mas e os "n" blog's dedicados ao download gratuito que (felizmente!) proliferam na internet?

 Ao invés de brigar contra a internet, artistas e produtores deveriam pensar em como fazer dela uma aliada. E isso não quer dizer vender mp3 a US$1,99 no iTunes.

2 comentários:

Jéssica Ferrari disse...

Declaradamente, em LUTO! Pelo Clodovil tb. Era chato, mas falava nesse paisinho hipócrita! Mas acabar com o " Discografias" foi um horror! Simplesmente consegui recuperar todas as m´suciaas infantis para a Tina lá. A APCM vai editar os vinis todos de novo pra eu comprar? Não, tô indignada! É ISSO!

Fábio disse...

decreto luto tbm