29/08/2009

Será que o Oasis vai acabar?

Noel Gallagher, o guitarrista do Oasis anunciou ontem, 28 de agosto, a sua saída da banda. O motivo? Adivinhem! O seu irmão, Liam. De acordo com Noel, estava cada vez mais impossível de se trabalhar com o seu brow.

A banda iria se apresentar no festival Rock En Seine, em Paris. Durante uma briga pré-show, Liam teria quebrado a guitarra de Noel (legítima briga de irmãos... de 8 anos). A cantora escocesa Amy McDonald, que se apresentou no mesmo festival, viu a briga de camarote e fez o que qualquer um faria naquele momento: TWITTOU o acontecimento!

"Oasis cancelled again with one minute to stage time!!! Liam smashesd noels guitar, huuuge fight!", (Oasis cancelado mais uma vez, faltando um minuto para subir ao palco. Liam fudeu com a guitarra do Noel. Briga emocionante) * escreveu Amy, em seu Twitter (@amymcdonald1).

Noel e Liam. Como minha mãe dizia pra mim e pro meu irmão (quando éramos crianças, claro): "tão rindo agora, mas daqui a pouco já estão brigando"

Menos de 24 horas depois do "não-show", a pergunta que não quer calar é se o Oasis continuará sem Noel. A julgar pelo ego de Liam, eu apostaria que ele tentaria continuar com a banda. já que gosta de dinheiro e dos holofotes. Eis que surge o grande problema: Noel é o principal compositador do Oasis. É o pólo sensato e talentoso dos irmãos Gallagher. Liam é marketing, uma imagem. A imagem do beberrão chato, mimado e metido a um bad boy quase quarentão.

Liam "pequeniza" o Oasis e ainda quer nos convencer de que eles são melhores do que Beatles. Liam tem John e Paul no nome (seu nome de batismo é William John Paul Gallagher), mas precisa comer muito arroz e quebrar menos guitarras para chegar pelo menos aos pés de seus ídolos-xarás Lennon e McCartney. O Oasis já provou algumas vezes que poderia viver sem Liam. Mas não sem Noel.

Banda pode terminar em hora errada

Em hora errada? Eu explico. Dando uma de presidente Lula e fazendo uma analogia com futebol, podemos dizer que o Oasis é como o Vasco da Gama. O Vasco, do Eurico Miranda, merecia cair para a segunda divisão há algum tempo. Mas o time caiu com o Roberto Dinamite. Caiu na hora errada. Entenderam a lógica?

O Oasis lançou dois excelentes álbuns, os dois primeiros: Definitely Maybe (1994) e (What's the Story) Morning Glory? (1995), que corou o Oasis como os "fundadores" do movimento britpop. Depois, deixaram de fazer grandes obras-primas para criarem produtos, arquétipos de si mesmos. Poderiam ter acabado depois do queima-filme Be here Now (confesso que eu gosto dele), do "estranho" Standing on the Shoulder of Giants ou do indiferente Heathen Chemistry. Mas não. A banda entra em crise quando, finalmente, depois de 15 anos, lança um disco digno, o Dig Out Your Soul (2008), o mais recente álbum, precedido do também legal Don't Believe the Truth (2005). Justo agora que parecia que a banda estava (re)aprendendo a fazer um britpop bom?

(*) Tradução adaptada por Rafaela, claro!

2 comentários:

Vinicius Sena disse...

Caralho, você conhece esse tanto de cd do oasis? ahhahahhaha, virei seu fã

o último cd, dig out your soul, é considerado, via estatísticas, o quarto melhor do oasis, dik...

e eu também acho =D

Liliane disse...

oasis vai tarde