
O filme de John Patrick Shanley (baseado na peça de teatro também de sua autoria) leva à tona um dos grandes pecados cometidos pela Igreja: a existência de padres pedófilos. O ano é 1964 e a tradicional escola St. Nicholas é dirigido pela rigorosa Irmã Aloysius Beauvier (Meryl Sensacional Streep). O carismático Padre Brendan Flynn (Philip Seymour Hoffman dando show, para variar), que tenta acabar com os rígidos costumes da diretora, mantém uma amizade para lá de suspeita com Donald Miller, o primeiro aluno negro a ser admitido na escola.
Uma das professoras, a Irmã James (Amy Adams), desconfia que o Padre possa estar abusando sexualmente do garoto e recorre à diretora, que promete averiguar. O padre afirma que a amizade não tem nada de mais e só está ajudando o garoto que, por ser o primeiro aluno negro, encontra-se meio deslocado entre os demais estudantes. Seguindo a máxima de que "todos somos inocentes até que prove o contrário", as duas irmãs iniciam uma angustiante busca pela verdade enquanto compartilham com os telespectadores essa dúvida: o padre é ou não pedófilo? Ficamos, então, solidários à então detestável e amarga Irmã Aloysius Beauvier.
Concorreu em cinco categorias ao Oscar deste ano (atriz, ator coadjuvante, atrizes coadjuvantes e roteiro). Curiosidade: a apresentadora Oprah Winfrey fez de tudo para interpretar a Sra. Miller (mãe do menino supostamente abusado). Mas o diretor sequer quis fazer um teste com ela escalando para o papel a atriz Viola Davis indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante junto com a colega de elenco, Amy Adams.
Um tema interessante, um suspense bem sufocante e primorosas interpretações fazem com que A Dúvida seja uma ótima opção de entretenimento e reflexão. Afinal ele era ou não?
3 comentários:
Ótima dica!
Parece mesmo um excelente filme, e bem atual. Mais um pra minha lista!
spoiler: culpado!
Postar um comentário